ERP EM GOTAS: Um ponto aonde a qualidade tem que falar mais alto

Tenho percebido no meu caminhar pelos processos de seleção de ERP em empresas razoavelmente bem estruturadas, que nada substitui a segurança das pessoas em saber que vai receber um bom serviço de implantação... isso realmente é fundamental... mas o maior problema está em como conseguir essa segurança. O sucesso do passado de um fornecedor seu atual de ERP ou de um sistema especialista não garante o sucesso num processo tão complicado como o de um ERP, uma análise apurada (repetindo... apurada) dos resultados do fornecedor em empresas com complexidades e segmentos de negócio semelhantes ajuda, mas não é também um ponto definitivo de garantia. Além das precauções normais que se possa ter durante a seleção é de fundamental importância ter controles contratuais claros e específicos sobre o nível de serviço esperado e os papéis de cada um, bem como manter controles apropriados e constantes em todo o processo de implantação.

Palavras-chave: Implantação de ERP, Qualidade dos Serviços de Implantação de ERP

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP
a) Quais são os pontos de garantia de uma boa implantação que você passa para os seus clientes? Eles são suficientes? Estão em contrato?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) No processo de avaliação do modelo de contrato do potencial fornecedor de ERP quais pontos você vai observar sobre garantias de uma boa implantação?
b) Quais são as medidas de verificação da qualidade dos serviços dos potenciais fornecedores de ERP que você está tomando? Essas medidas são suficientes? Como você sabe disso?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) O que é uma boa implantação para você? As pessoas envolvidas no projeto de ERP estão alinhadas com essa definição? E o fornecedor de ERP?

b) Reavalie o seu framework para colocar pontos eficazes de monitoramento e de controle da qualidade da implantação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP