ERP EM GOTAS: A sensatez tem que prevalecer nas customizações

Customização é um item que com a maturidade dos ERP de mercado tem sido cada vez menos executada, entretanto, quando ocorre, precisa ser vista com muito cuidado.  Quero destacar as customizações necessárias para atender as exigências legais, as que ocorrem por redefinição de processos ou de foco de negócio depois do ERP implantado e aquelas que são necessárias para atender as regras de negócio fundamentais de uma empresa. No primeiro caso, deveriam estar cobertas pelas regras contratuais de implantação/manutenção e ter o seu tempo de  desenvolvimento menor possível e custo zero para o cliente (já coberto pela taxa de manutenção), o segundo e o terceiro caso deveriam ser vistos como oportunidades de crescimento pela softhouse e de diferenciação pelo cliente. Mas muitas das vezes se torna um momento de grande tensão comercial (porque normalmente envolve custos maiores) e nem sempre a sensatez prevalece.


Palavras-chave: Customização
Pontos de Aprendizado:                                                     
Fornecedor de ERP
a) Você fornece garantias das atualizações legais/tributárias para os clientes que tem contrato de manutenção?  Se não, por quê?
b) Reavalie a sua forma de tratar comercialmente e a produção das customizações... você está sendo sensato nos seus preços? Está usando práticas seguras de desenvolvimento para atender as necessidades dos seus clientes?  Como você sabe disso?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Nos requisitos de avaliação do seu potencial fornecedor de ERP tem pontos relacionados com a forma de condução e de precificação das customizações?
b) Quão importante às customizações são para as suas operações atuais e futuras? Como você está retratando isso no processo de seleção de ERP?
c) As customizações (pelo menos as básicas) serão levantadas no processo de seleção do ERP? Como serão tratadas no orçamento do projeto nesse momento?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Você tem um mapeamento detalhado das necessidades de customizações? Se não, faça agora!
b) Reavalie o seu framework para otimizar as ações de avaliação de preços das customizações, validação do mapeamento das necessidades e validação das customizações formatadas.

Cliente de ERP (em Pós-implantação)

a) Estabeleça um relacionamento com o seu fornecedor de ERP que vocês passem constantemente ideias de melhorias do sistema para ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP