ERP EM GOTAS: Treinamento em ERP: fazendo o ciclo completo acontecer

Existe uma ação cuja necessidade parece óbvia, que é simples, que faz grande diferença, mas que muita gente não faz durante uma implantação de ERP: um processo de treinamento de usuário só termina com a execução do processo pelo mesmo. É preciso fazer o ciclo completo acontecer... o usuário aprende uma funcionalidade do sistema, tem um alinhamento conceitual quando necessário e participa de um ciclo completo pertinente a sua função que pode conter: parametrização, cadastramento, movimento e resultado. Só depois disso é que podemos dizer que o processo de treinamento foi concluído. Pela minha experiência, eu posso afirmar que muita gente, mas muita mesmo, não segue essa regra, e, também com base na minha experiência, posso dizer que esse é o grande motivo para reimplantações e falhas de qualidade de implantações que oneram desnecessariamente em muito o projeto.

Palavras-chave: Treinamento, Implantação de ERP

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP
a) Seu processo de treinamento dos usuários segue as melhores práticas? Como você sabe disso?
b) Seu processo de treinamento dos usuários depende, em muito, da qualidade do instrutor? O que você vai fazer para conseguir padronizar a qualidade gerada no processo?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Como você vai avaliar a metodologia e a qualidade dos processos de treinamentos dos potenciais fornecedores de ERP? Está seguro de que essa é a melhor maneira possível (e viável)?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Reavalie o seu framework para garantir o monitoramento e controle adequado da qualidade dos treinamentos dos usuários

Cliente de ERP (em Pós-implantação)

a) Nos processos de perpetuação do ERP, estão sendo seguidas as melhores práticas de treinamentos dos usuários? Como você sabe disso?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP