ERP EM GOTAS: Toda forma de comunicação com os clientes faz parte do ERP

A meu ver, toda forma de comunicação com os clientes faz parte do ERP... para mim, indiferente do que muita gente do mercado fala, o CRM é um pedaço do ERP, e vejo que pelo número de empresas que estão ofertando um bom CRM já integrado com um ERP isso está se tornando uma grande verdade. O que acontece com a movimentação do seu site, dos seus blogs, nas mídias sociais em geral, no atendimento online/telefônico, nas interações de vendas, nas atividades de marketing, no atendimento das reclamações dos clientes, nas tratativas dos elogios dos clientes, até mesmo na forma como são tramitados os boletos bancários, são informações transacionais que os ERP precisam suportar, que existem em variados níveis de necessidade nas empresas e os gestores de negócio precisam entender que, mesmo que sejam pequenos projetos de ERP, essas transações podem e precisam ser levadas em consideração... certamente temos muito a caminhar nesse sentido, e o primeiro passo está em não aceitar a mediocridade nas implantações de ERP.

Palavras-chave: CRM, Implantação de ERP

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP
a) Faça uma análise apurada sobre as necessidades de CRM dos seus clientes potenciais e aquilo que você oferece. Faça uma projeção no médio prazo (2 a 5 anos) e desenhe um plano de ação para isso.

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Sua empresa precisa de um CRM? Como você sabe disso? Será que as pessoas que definiram os requisitos do processo de seleção sabem das possibilidades que os sistemas podem trazer?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) O projeto de CRM está dentro do escopo do projeto de ERP ou será feito de forma destacada? Por quê?

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Trate a pós-implantação do CRM dentro dos processos de pós-implantação do ERP, mesmo que sejam de fornecedores diferentes e que tenham tido momentos diferentes de compra/implantação.

b) Garanta que o CRM esteja totalmente integrado ao ERP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP