ERP EM GOTAS: Sun Tzu no mundo dos ERP

“Conheça a ti mesmo e ao teu inimigo e não conhecerás o sabor da derrota!!!” Sun Tzu escreveu isso há quase 2.000 anos, mas o mundo das implantações de ERP ainda não aprendeu esse ensinamento. É muito comum encontrarmos fornecedores de ERP, integradores e empresas que estão numa implantação de ERP que não dedicam tempo e nem energia para entender todas as variáveis de cenário do projeto... muitas, muitas mesmo, não sabem como efetuar uma análise de cenário e nem como trabalhar sobre os seus Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças (Análise de SWOT). O que vemos é uma corrida insana que, ao decidir comprar um determinado ERP, acham que devem partir direto para implantação sem fazer os devidos preparativos... no ERP os preparativos pode ser até muito mais importante que o projeto em si. Escute o grande mestre Sun Tzu.

Palavras-chave: Implantação de ERP, Estudo de Cenário

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP
a) A sua empresa utiliza técnicas válidas e interessantes de análises de cenário e de adequação durante a implantação? Como você sabe disso?
b) Você estimula o seu cliente a valorizar as atividades de pré-projeto? De que forma?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) As expectativas de início do projeto (depois da seleção do ERP) estão em níveis razoáveis? Como você sabe disso?
b) As análises e tomadas de decisão sobre o projeto de ERP estão sendo feitas com base em metodologias bem definidas e aderentes ao cenário da empresa? Como você sabe disso?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) O dimensionamento do pré-projeto foi feito sem pressões excessivas dos gestores da empresa? Se não, como você vai lidar com essa situação?
b) As pessoas que vão precisar realizar análises e tomar decisões sobre o andamento do projeto de ERP utilizam técnicas válidas e padronizadas?

Cliente de ERP (em Pós-implantação)

a) Invista tempo e energia para garantir que as tomadas de decisão sobre ERP sejam feitas com base num método válido e padronizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP