ERP EM GOTAS: Quem fala que selecionar um ERP está no dia a dia das empresas não tem ideia do que está falando

Um dos pontos mais complicados no processo de seleção de um ERP é equalizar os parâmetros financeiros/econômicos envolvidos nas propostas comerciais das softhouses/integradoras... um fornece o ERP com licença livre, mas com preço estimado sem garantia, com a manutenção e suporte começando a partir do 5 mês de contrato; o outro você paga por licença master (abrangendo todos os processos), mas tem modelos alternativos de licenças, preço fechado de serviço, mas desde que cumpra os procedimentos e o escopo não fica bem definido e a manutenção e o suporte tem taxas separadas e você pode contratar a qualquer hora que queira e o outro fornecedor te entrega o projeto com licenças pagas por usuários nomeados (cada usuário tem um valor), mas tem também no modelo SaaS (onde você paga pelas horas/minutos de uso de cada usuário), tem preço estimado de serviço com base num escopo e garante uma taxa de flutuação máxima de valores e você paga a manutenção/suporte após a implantação (que você não sabe quando isso vai ocorrer)... junte a isso tudo as várias possibilidades de investimentos necessários de curto, médio e longo prazo de hardware, rede, link de internet, banco de dados, serviços adicionais de TI/consultoria e aplicativos adicionais e você tem uma malha formada por características completamente diferentes que precisam ser equacionadas... e estamos falando só de parâmetros financeiros/econômicos... quem disse que selecionar um ERP é uma atividade que está no processo normal de uma empresa está muito enganado, mas muito mesmo.


Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP
a) Reavalie o seu processo comercial para fornecer todo o suporte necessário para os seus prospects realizarem um bom processo de seleção de ERP… e isso inclui o entendimento orçamentário do que você está ofertando.

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Você está seguro que tem as competências necessárias para conduzir um processo de seleção de ERP? Se não, o que pretende fazer?
b) O seu processo de gestão orçamentária do projeto está preparado para cobrir todas as possibilidades de flutuações de formas de gerar orçamento de um projeto de ERP?

c) Você se preparou para analisar os impactos de cada proposta nos custos adicionais de infraestrutura?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... ROI dos ERP

Falando Sobre... ERP Desenvolvido Sob Encomenda

Falando Sobre... Fluxo de Caixa e os ERP