ERP EM GOTAS: Manutenção e suporte não são apenas detalhes num ERP

Muita gente ao comprar um projeto de ERP de uma softhouse/integradora não dá a atenção devida aos parâmetros de avaliação dos serviços de manutenção/suporte... muitos só querem saber quanto custa, e tem gente que nem se atém, no primeiro momento, sobre o quando vai começar a pagar por esses serviços. Manutenção e suporte de um ERP são partes da alma do serviço. Garantir que toda a evolução legal/tributária vai ser fornecida a contento; que o produto vai evoluir em tecnologia e em processos; que, ao precisar de apoio de alguém, você terá no tempo apropriado e que você possa explorar todo o conhecimento e experiência da softhouse/integradora em benefício do seu negócio são pontos fundamentais para uma visão de médio e longo prazo e que precisam ser vistos no processo de seleção do ERP. Só uma dica para vocês: detalhe todos os pontos e garanta, desde o início da seleção do ERP, que você terá um bom contrato futuro de manutenção/suporte... contrato, e não uma promessa.

Palavras-chave: Manutenção, Suporte, Seleção de ERP

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP
a) Reavalie o seu processo comercial para deixar claro aos seus prospects a importância dos serviços de Manutenção/Suporte no pós-implantação
b) Faça uma análise das potenciais mudanças de formatação e de venda dos seus serviços de Manutenção/Suporte. Eles estão realmente otimizados para o seu mercado?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Os requisitos de avaliação da Manutenção/Suporte estão de acordo com as suas necessidades? Como você sabe disso?
b) Você está ajustando as projeções financeiras das propostas dos potenciais fornecedores de ERP com base no momento de início de pagamento da Manutenção/Suporte?

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Você tem contrato de Manutenção/Suporte? Se não, por quê?

b) Reavalie o seu contrato atual de Manutenção/Suporte com base nas suas necessidades e interesses e faça uma proposta de mudança com base nas premissas de negociação ganha-ganha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP