ERP EM GOTAS: A insegurança não está somente no ERP do seu vizinho

Vulnerabilidade dos ERP. Esse ponto precisa ser discutido constantemente. Recentemente tivemos notícias de um ERP de um grande fornecedor que está permitindo acesso de usuários sem senhas. Vi no meu caminhar situações em que pessoas mal intencionadas acessaram os bancos de dados de ERP e fizeram estragos enormes. Constantemente sabemos de pessoas que têm as suas senhas clonadas com programas que foram instalados nas suas máquinas com esse fim... em suma, existem infindáveis pontos de segurança (na realidade de "insegurança") que precisam ser monitorados por todos os envolvidos, e não fiquem pensando que esse problema só ocorre com o vizinho, porque a qualquer momento a sua empresa passa a ser a bola da vez.




Pontos de Aprendizado:


Fornecedor de ERP
a) A segurança do seu ERP é boa? Como você sabe disso?
b) Reavalie o seu processo de implantação para garantir que o seu cliente seja orientado/alertado sobre as necessidades relacionadas à segurança do seu ERP e de todo o ecossistema.


Cliente de ERP (em Seleção)
a) As necessidades de segurança no projeto de ERP estão contempladas no orçamento? Está de forma adequada? Como você sabe disso?


Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Reavalie o escopo do seu projeto para garantir que as práticas adequadas de segurança sejam utilizadas nele.
b) Desenvolva uma forte análise de riscos sobre os pontos relacionados com a segurança do ERP.


Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Mantenha constantes as ações de monitoramento e de controle dos aspectos relacionados com a segurança do seu ERP... essa é uma necessidade com grande dinâmica de acontecimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP