ERP EM GOTAS: Gestão de estoques: só não tem quem não quer

Estoque, um ente incompreendido! Apesar da grande evolução conceitual sobre o tema e dos grandes esforços das empresas de médio/grande porte em implantar as melhores técnicas, ainda existe um grande número de empresas... a maioria, para dizer a verdade... que ainda utiliza modelos bem básicos de controle e de planejamento de estoque, mesmo tendo nítida vantagens a serem conseguidas se fizessem de outra forma. Agora vem a parte mais difícil de entender... essas empresas que poderiam se beneficiar com as melhores práticas investiram um bom dinheiro (e energia) para implantar um ERP que tem tudo (ou deveria ter) com que eles mais sonham e simplesmente não o utilizam como deveriam... poderia citar uma dezena de motivos para isso ocorrer, e, certamente, seriam plausíveis, mas quero citar somente um: FALTA DE DETERMINAÇÃO PARA CONDUZIR AS AÇÕES DAS PESSOAS PARA UMA DIREÇÃO. Simples assim!!!


Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP
a) Ponha a mão na consciência e responda com sinceridade: o seu ERP tem as melhores práticas de gestão de estoques? Tem ao menos as práticas adequadas para atender (e bem) as necessidades dos seus clientes? Como você sabe disso?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Sua empresa precisa gerenciar estoques? As necessidades de gerenciamento de estoques estão contidas nos requisitos da seleção do ERP? As mesmas estão adequadas? Como você sabe disso?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) As pessoas responsáveis pelo gerenciamento de estoques sabem realmente gerenciar estoques com as melhores práticas do mercado? Como você sabe disso?
b) Reavalie o seu escopo de implantação para garantir a mitigação dos riscos de falhas no gerenciamento do estoque durante a implantação.

Cliente de ERP (em Pós-implantação)

a) Reavalie o seu processo de melhorias contínuas do ERP para assegurar que as evoluções da sua empresa sobre a dinâmica da gestão de estoques sejam cobertas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP