ERP EM GOTAS: Dissincronismo

O dissincronismo é a marca de todo grande processo evolutivo da vida, e não seria diferente no mercado de ERP. Nessa última década vimos (e ainda estamos vendo) uma grande evolução no uso intenso de documentação eletrônica para operações fiscais. Esse redirecionamento de meio de gestão tributária foi calcado em modelos que já existiam no papel, mas, mesmo depois de vários anos, partes desse processo ainda não foram consolidadas pela maioria dos ERP do mercado e, em alguns casos, nem pelos próprios órgãos de fiscalização (e consequentemente os seus ERP). Um exemplo disso é o dissincronismo de adoção de soluções de Cartas de Correções eletrônica (CC-e), que alguns estados têm regras e meios próprios e outros não. Em 2012 eu procurei, mas eu não vi nenhum ERP com um recurso próprio para tratar essa parte do processo... em 2012, São Paulo tornou a CC-e obrigatória. Imagine quanto esforço de uma centena de fornecedores de ERP foi necessário para fazer a devida adequação desse processo!!! Será que nos dias de hoje todos os ERP tem CC-e? Eu acho que não

Palavras-chave: Mercado de ERP

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP
a) Em qual estágio de acompanhamento da evolução do mercado de ERP você está? Faça uma reflexão sobre isso e os impactos na sua competitividade.
b) Os seus processos de adequação as legislações tributárias/fiscais são dinâmicos? Pelo menos atendem as necessidades dos seus clientes antes de gerar quaisquer transtornos para eles? Como você garante isso?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Como você vai avaliar os seus potenciais fornecedores de ERP no que tange a dinâmica deles em acompanhar a evolução do mercado e as atualizações legais?

Cliente de ERP (em Pós-implantação)

a) Como você pode ajudar o seu fornecedor de ERP a se tornar mais atualizado com as evoluções no seu mercado e o que você ganha com isso? Faça uma análise de custo x benefício.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP