ERP EM GOTAS: Desenvolver ERP sob encomenda é para poucos

Constantemente, tenho notícias de fracassos em projetos de ERP desenvolvidos sob encomenda, em que muitos acabam abortando o projeto. Por que isso ocorre? Primeiro porque é muito difícil desenvolver um ERP, precisa de uma excelente engenharia de software. Segundo motivo é a falta de entendimento de todas as partes envolvidas sobre tudo que está contido num projeto como esse, inclusive, o entendimento de que mesmo que o sistema seja bem desenvolvido ele não estará maduro, e isso significa problemas a serem resolvidos. E em terceiro lugar tem as falhas de gestão de projeto, principalmente no que se refere à gestão de escopo... desenvolver um ERP do zero, hoje em dia, é um grande desafio técnico, mas antes de tudo é um grande desafio de negócio... será que vale a pena?





Pontos de Aprendizado:


Fornecedor de ERP
a) Você está preparado para desenvolver um ERP sob encomenda? Como você sabe disso?


Cliente de ERP (em Seleção)
a) Você realmente precisa selecionar um fornecedor para desenvolver o ERP ao invés de comprar um ERP de mercado? Como você sabe disso?
b) A sua empresa está preparada para um projeto de ERP sob encomenda? Faça um workshop para se certificar disso.
c) A sua gestão orçamentária está formatada para um projeto de ERP sob encomenda? Como você sabe disso?


Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Reavalie o seu framework de trabalho para tratar com mais afinco as questões relacionadas com um projeto de ERP sob encomenda, tais como: gestão da mudança, gestão de escopo, tratativas de bugs, gestão orçamentária e gestão do cronograma.


Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Suas atividade pós-implantação estão moldadas para um projeto de ERP sob encomenda, que costuma ter uma boa bagagem de bugs, necessidades de amadurecimento de processos, desenvolvimentos complementares e muito desgaste no relacionamento com o fornecedor?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... ERP Desenvolvido Sob Encomenda

Falando Sobre... ROI dos ERP

Falando Sobre... Fluxo de Caixa e os ERP