ERP EM GOTAS: Código de barras é o nosso velho amigo que está louco para nos ajudar

O Código de Barras é uma ferramenta que, apesar de antiga, ainda é muito pouco explorada pelas empresas. Algumas empresas que produzem ou manipulam produtos como atividade-fim usam os códigos de barras dos produtos (EAN 13/ISBN) e das embalagens (DUN 14) nas suas operações de produção e de logística... é o início, mas muitas empresas nessa categoria só o fazem por obrigação de mercado e não conseguem aproveitar esse recurso na movimentação e inventário de estoque, por exemplo. Sem contar as possibilidades de uso dos códigos de barras para posições de estoque, localização de ativos, movimentação e controle de documentos e apontamentos, que tanto podem agregar valor as atividades. A maioria dos ERP de mercado já tem condições de usar códigos de barras nas operações ou em partes delas, e, hoje em dia, mesmo os ERP que nativamente não tem esses recursos, podem ser adequados facilmente com interfaces que garantam uma operação otimizada. E a sua empresa está fazendo uso desse recurso no dia a dia?

Palavras-chave: Código de Barras

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP
a) Reavalie o seu processo de implantação para estimular os clientes a usar os códigos de barras nas suas operações
b) Avalie a possibilidade de parceria com empresas que fornecem o hardware necessário para a captação dos códigos de barras.

Cliente de ERP (em Seleção)
a) As funções de captação e operacionalização com códigos de barras estão sendo consideradas no processo de seleção de ERP? De que forma? Está satisfatório? Como você sabe disso?
b) Os hardwares necessários para a captação dos códigos de barras estão dentro do orçamento do projeto?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Reavalie o seu projeto para detalhar os custos x benefícios de uso dos códigos de barras nos processos e refaça os seus cronogramas e orçamentos.
b) Faça exaustivos testes com o uso do código de barras nos processos antes de colocar o processo em operação.

Cliente de ERP (em Pós-implantação)

a) Avalie constantemente as oportunidades de uso dos códigos de barras nas operações. Muitas empresas não fazem esse tipo de investimento na fase de projeto mesmo quando tem visíveis vantagens no seu uso.

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