ERP EM GOTAS: Regra do jogo: Registre tudo

Palavras se vão ao vento... e na dinâmica de um projeto de ERP vemos isso acontecer facilmente, mesmo em situações onde as pessoas são bem intencionadas. Recentemente, vivenciei um problema de comunicação em um projeto de ERP no qual lidava com pessoas bem intencionadas. Num determinado momento, começamos a orçar uma customização onde fiz a especificação diretamente com o fornecedor. Após ter conversado com o cliente, e depois de algumas trocas de e-mail e de algumas conversas chegamos a um modelo diferente da solicitação do cliente, mas dentro de um processo ainda viável e com custo baixo. Conversei com o cliente para o aceite e tive o aceite verbal na hora, mas me descuidei com o registro disso e ainda não havia percebido que o cliente não tinha entendido direito a contraproposta feita e os seus impactos. Agora, mesmo com a boa vontade de todos os envolvidos, estou tendo que lidar com um clima desconfortável, inclusive, com a possibilidade de ter que aumentar o valor da proposta para níveis muito maiores do inicial... em um projeto de ERP centenas (talvez milhares, em alguns casos) de e-mails e de documentos são criados e distribuídos, muitas vezes numa velocidade alucinante, e um descuido pode gerar mais ônus e dificuldades que você possa imaginar... REGRA DO JOGO: REGISTRE TUDO!!!


Palavras-chave: Registro


Pontos de Aprendizado:


Fornecedor de ERP
a) Reavalie o seu processo comercial, de implantação e de suporte/manutenção para garantir processos dinâmicos de registro de tudo que ocorre.
b) Faça um plano de ação para tratar de forma mais intensa os registros dos projetos/serviços em andamento com os clientes.


Cliente de ERP (em Seleção)
a) Reavalie o seu processo de seleção de forma a garantir que todas as etapas estão muito bem registradas.(a)


Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Reavalie o seu framework de projeto de forma a garantir que todas as possibilidades de necessidades de registros sejam realizadas e devidamente tratadas.(b)


Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Reavalie as suas rotinas de registros, principalmente, de todos os registros relacionados com a sua softhouse/integradora. Você está seguro de que tem as melhores práticas possíveis?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP