ERP EM GOTAS: Nenhum homem é uma ilha... e os ERP também não são

Nenhum homem é uma ilha... e os ERP também não são! No momento atual, em que os serviços na web estão ficando maduros e populando a internet, o seu ERP precisa explorar essa realidade. Ferramentas de produtividade, webmails, e-procurament, e-source, lojas virtuais, portais colaborativos, entre outros... tudo isso existe de forma amigável para a integração e, se o seu fornecedor de ERP colocar algum empecilho nisso, é ele que está com algum problema. As tecnologias disponíveis e as engenharias de software adotadas atualmente facilitam esse trabalho de tal forma que nem do fornecedor de ERP você possa precisar. Ferramentas/recursos de banco, caixas de transferência de informação, ETL (ferramenta de extração, transformação e leitura) e ESB (Enterprise Service Bus - Barramento de Serviços de Negócio) estão promovendo essa liberdade de acesso com custos acessíveis. Agora, como sempre, o seu limite é de criatividade.

Palavras-chave: Integração

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP
a) O seu ERP tem fácil integração com aplicações externas? Como você garante isso?
b) A sua estratégia de evolução do ERP tem ações de facilitação de integração com aplicações externas? As mesmas são coerentes com as necessidades projetadas dos seus clientes?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Pontos de integração com aplicações externas estão sendo considerados no processo de seleção do seu ERP? Qual o peso dessa necessidade no processo?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Reavalie o escopo das necessidades de integrações externas do ERP.
b) Todas as necessidades de integração com aplicações externas estão no escopo do projeto de implantação do ERP? Se não, por quê?

Cliente de ERP (em Pós-implantação)

a) Reavalie o seu processo de melhorias contínuas para buscar constantemente oportunidades de ganhos de produtividade/qualidade com integrações do ERP a aplicações externas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP