ERP EM GOTAS: Gestão orçamentária em projetos de ERP… não deixe de ter!!!

Em que momento eu devo criar uma gestão orçamentária do meu projeto de ERP? Qual o nível de detalhe que devo adotar? Os gestores de projetos de ERP devem responder essas perguntas com muita propriedade, pois, podem afetar em muito os modelos de controle que serão aplicados. Devido à ampla possibilidade de investimentos diferentes que o projeto pode assumir de acordo com o fornecedor, sugiro que o modelo de orçamento seja desenvolvido durante o processo de Seleção do ERP, e quanto ao nível de detalhe, vai depender em muito do grau de maturidade da gestão que a sua empresa possui... destacar ou não gastos gerais de TI que vão ser alterados pelo projeto, posicionar os investimentos em quais contas orçamentárias, controlar ou não os custos da mão de obra interna e definir os valores adicionais de potenciais riscos são apenas alguns pontos dessa atividade... a única coisa que posso realmente afirmar é que ter e manter uma gestão orçamentária, pelo menos básica, para um projeto de ERP vale a pena!!!


Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP
a) Você fornece algum suporte/orientação aos seus clientes sobre gestão orçamentária de projetos de ERP?
b) Tem algum recurso de referência ou de apoio orçamentário ao prospect durante o processo de seleção de ERP?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Você possui uma estrutura de gestão orçamentária do projeto de ERP? Ela está alinhada com o perfil da empresa e com as suas necessidades? Como você sabe disso?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Dentro do seu framework de projeto existe uma gestão orçamentária? Ela é eficaz? Como você sabe disso?

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Você mantém uma constante gestão orçamentária das atividades de melhorias contínuas do ERP e de projetos associados? Ela é eficaz? Como você sabe disso?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Fluxo de Caixa e os ERP

Falando Sobre... Contas a Receber e os ERP

Falando Sobre... ROI dos ERP