ERP EM GOTAS: Explore mais e melhor o que o ERP tem

Existe uma regra de implantação que muita gente ainda faz questão de ignorar: conheça as regras do negócio do ERP adquirido, tente ver meios para utilizá-las e, somente depois disso, se realmente for importante, customize o processo. Sei que existem empresas que conseguiram durante a sua evolução desenvolver processos que podem promover bons diferenciais operativos, mas isso está longe de ser a maioria, e, além disso, os ERP de mercado estão cada vez mais maduros e, de forma nativa, têm condições de flexibilizar muitos pontos da operação... processos das áreas comerciais e de produção costumam ser cogitados com mais frequência para serem customizados. Se for importante, vai em frente; se não for, repense as suas ações e enfrente as políticas internas envolvidas nisso.


Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP
a) Sua equipe de implantação orienta e estimula os seus clientes a explorarem ao máximo as possibilidades de uso do ERP antes de pensar numa customização? Como você sabe disso?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) As customizações necessárias estão sendo levantadas no processo de seleção e ERP? O seu método para fazer esse levantamento é eficaz? Como você sabe disso?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Quais são os parâmetros para levantamento e análise de necessidade de desenvolvimento de customizações? Eles são aderentes às melhores práticas do mercado? Como você sabe disso?
b) Reavalie a parte do seu framework que trata das customizações. Ele é devidamente documentado? Envolve a participação de todos os envolvidos com a customização? O trâmite de aprovação está coerente com a política interna da empresa?
c) O seu método de implantação das customizações foi construído para mitigar potenciais riscos de falhas/defeitos?

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Reavalie a parte do seu framework que trata das customizações. Ele é devidamente documentado? Tem uma avaliação apurada de custo x benefício? Envolve a participação de todos os envolvidos com a customização? O trâmite de aprovação está coerente com a política interna da empresa?

b) Monte um mapa de potenciais customizações interessantes para a sua empresa e coloque como ideia para a sua softhouse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP