ERP EM GOTAS: Estamos falando de uma boa opção… pode ser

Um ERP Open Source é um ERP de que você pode se apropriar, sem custo, do código-fonte dele, instalando na sua empresa e fazendo as adaptações que você quiser. Mas quais são as verdadeiras vantagens nisso? Muitas empresas podem imaginar que pelo fato de não pagarem pela licença e por não ficarem atreladas a uma única softhouse/integradora para resolver os seus problemas elas vão fazer um grande negócio... a resposta para isso é: DEPENDE!!! Se o ERP tem uma boa estrutura de suporte/manutenção por trás dele, a custos competitivos; tem meios de implantação de boa qualidade... mais uma vez enfatizado, a custos competitivos; tem boas regras de negócio, sendo as mesmas interessantes para a sua empresa; e tem uma boa performance. Neste caso sim, é um bom negócio. Mas infelizmente, esse mundo perfeito ainda não existe na sua plenitude, e nessas horas, somente com uma análise bem apurada de seleção de ERP é que você terá maior probabilidade de fazer a escolha adequada para a sua empresa... ERP Open  Source pode ser um bom negócio... pode ser!!!

Palavras-chave: ERP Open Source, Seleção de ERP

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) Se você é uma softhouse/integradora e está querendo entrar no mercado de ERP, trabalhar com ERP Open Source pode ser um excelente caminho, mas não se esqueça de fazer uma análise apurada antes, principalmente levando em conta a engenharia de software envolvida, a sua expertisse nas linguagens de programação aplicadas e as regras de negócio que o sistema tem.
b) Se a sua empresa tiver um ERP proprietário, faça uma análise apurada de competitividade que você tem em relação aos principais fornecedores de ERP Open Source.
c) Apenas para exercitar: se você colocar o seu ERP proprietário numa licença open source o que você pode ganhr? O que você perde? Tem gente que já fez isso.

Cliente de ERP (em Seleção)
a) O seu processo de seleção de ERP contempla a possibilidade de contratar um ERP Open Source? Você está devidamente preparado para selecionar esse tipo de ERP?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) O seu projeto está preparado para aproveitar as vantagens de um ERP Open Source e para mitigar os riscos do mesmo administrado internamente?

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Faça uma análise apurada das possibilidades de ganhos que você pode ter com o ERP com o código-fonte aberto... como você vai usar isso no seu processo de melhorias contínuas do ERP?
b) Faça uma análise apurada dos riscos que você tem por ter o ERP com  código-fonte aberto... como você vai mitigá-los?
c) Você tem algum serviço de suporte/manutenção do seu ERP Open Source? Se não, a sua estrutura interna está capacitada para absorver isso?

d) Caso o seu ERP Open Source seja administrado e atualizado por uma estrutura interna você já analisou a relação custo x benefícios?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP