ERP EM GOTAS: Está na hora de pararmos de fazer “apostas” nos processos

Pelo que eu tenho visto no meu caminhar, muitos gestores e analistas de negócio em empresas (principalmente as pequenas) ainda não estão entendendo bem as regras para se desenvolver e aplicar um bom processo. Em um processo, em geral, lidamos com riscos, eficácia, qualidade, flexibilidade, padronizações, controle, monitoramento, etc. e tenho percebido que os fatores relacionados a riscos e monitoramento/controle têm sido desconsiderados sistematicamente em prol da produtividade. Na semana passada um cliente meu, mesmo depois dos meus argumentos contra essa ação, pediu para tirar do processo de Contas a Pagar a função de Aprovação de Pagamento, argumentando que tudo que estiver no sistema é para ser pago. Não foi por falta de orientação, nem esse gestor de negócios é um profissional inexperiente ou incapaz, mas em prol da produtividade ele estava disposto a aumentar o seu grau de risco... já vi muita gente "jogar" com isso, e, mais cedo ou mais tarde, acabar perdendo uma aposta.


Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP
a) Reavalie o seu processo de implantação para fornecer toda a orientação necessária e sensibilização aos seus clientes sobre os riscos e as técnicas de construção e remodelagem de processos.
b) Quais pontos críticos das regras de negócio do seu ERP o seu cliente não deve mudar? Você tem isso levantado e difundido com a sua equipe?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) O orçamento do projeto de ERP tem treinamentos sobre mapeamento e mudança de processos? Se não, está seguro de que não precisa?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) No seu cronograma de trabalho existe alguma etapa para verificação de pontos críticos do processo ao terminar a implantação de cada módulo/grupo de processos?
b) Existem riscos de mudança inadequada de fatores críticos de processos? O que você está fazendo para mitigá-los?

Cliente de ERP (em Pós-implantação)

a) No processo de mudança de processos existe alguma etapa de validação sobre as mudanças nos pontos críticos? Ela é eficaz?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP