ERP EM GOTAS: Escopos bem definidos = Maior probabilidade de sucesso

O ciclo básico da fase de projeto de implantação do ERP está dividida em 4 conjuntos de ações: Parametrizações, Cadastros, Movimentos e Resultados... certamente, as ações de Parametrizações e de Cadastros são as que requerem mais atenção e as pessoas mais preparadas, mas a definição prévia dos Resultados desejados é de fundamental importância para o sucesso desse projeto e vejo muitas empresas não dedicarem energia e nem tempo nos momentos iniciais para definir os Resultados que querem, gerando com isso definições pouco abrangentes de escopo de projeto, o que ocasiona mais quantidade (e as vezes com grande impacto) de "surpresas" no meio do caminho, com alterações de escopos, custos, prazos e de padrões de qualidade da implantação... Projetos de ERP com Escopos Bem Definidos = Projetos com Maior Probabilidade de Sucesso.

Palavras-chave: Escopo

Pontos de Aprendizado:
Fornecedor de ERP
a) Reavalie o seu processo comercial para estimular o seu prospect a definir
claramente os seus objetivos com o projeto já na fase de seleção de ERP
b) O seu processo de implantação de ERP estimula e/ou apoia o seu cliente e definir o melhor escopo possível? Como você sabe disso?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) O seu processo de seleção de ERP está configurado de tal forma que fique fácil definir e redefinir o escopo do projeto nessa fase?
b) A definição do escopo está sendo vista como uma ação importante na fase de seleção do ERP?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)

a) O seu framework de trabalho está configurado de forma a facilitar a definição, detalhamento e a redefinição do escopo, mas mantendo padrões seguros de controle? Como você sabe disso?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP