ERP EM GOTAS: Automação de fábrica nas mãos de todos

Há décadas, nós conhecemos os modelos de Manufatura Apoiada Pela Computação (CAM) e vemos inúmeros modelos em vários segmentos, com destaque em centrais de usinagem e montagem de automóveis. Ainda hoje, muitos gestores do ramo industrial acreditam que essa tecnologia só serve para grandes empresas, mas o que elas não têm percebido bem é que, com o avanço das tecnologias vinculadas a ela, muitas ações de automação podem ser feitas de forma viável nos seus processos produtivos e de logística e que muitos ERP de mercado já tem a capacidade de interface que permite suportar esse tipo de ação... é muito comum, ao conversar sobre automações com pequenos empresários, eles dizerem que gostariam de automatizar os seus processos mas não queriam investir muito nisso, e que acham que vai ser necessário ter muitas customizações no ERP deles, etc. A maioria dos gestores fica surpreso quando afirmo que o ERP que têm agora tem recursos para lidar com automações desejadas e eles nunca se deram conta disso.


Palavras-chave: CAM, Automação Industrial


Pontos de Aprendizado:


Fornecedor de ERP
a) Caso o seu ERP seja direcionado para a área industrial, ele tem recursos explícitos de CAM? Como você explora isso comercialmente?


Cliente de ERP (em Seleção)
a) Sua empresa teria benefícios com a integração CAM dos equipamentos de produção com o ERP? Como você sabe disso? Essa característica está como requisito na seleção do ERP?


Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) As necessidades CAM estão no escopo do projeto? Se não, por que?


Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Reavalie as necessidades de CAM nas operações da sua empresa e trate esse assunto em parceria com a sua softhouse/integradora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... ROI dos ERP

Falando Sobre... ERP Desenvolvido Sob Encomenda

Falando Sobre... Fluxo de Caixa e os ERP