ERP EM GOTAS: Vamos falar de uma pequena armadilha

O que é ter um módulo implantado? Essa definição é de fundamental importância, porque retrata exatamente o grau de qualidade que se deseja em uma implantação. Posso considerar, por exemplo, o meu Contas à Pagar implantado se conseguir lançar os títulos, verificar e priorizar os pagamentos e dar baixa dos títulos pagos, mas, outra pessoa pode considerar esse módulo implantado se ele fizer tudo isso descrito, mais integração bancária para remessa e conciliação bancária automática, emissão de cheques pelo sistema, um sistema ativo e bem configurado de alertas e ainda a segurança total da qualidade da base de dados... percebeu a diferença? Existem softhouses que definem como um sistema implantado (e com isso acabaram-se as responsabilidades dela) quando o usuário assina um documento dizendo que passou pelo treinamento de uma determinada função ou processo, mas isso está muito longe de finalizar uma implantação. Tenha muito cuidado com isso!!!

Palavras-chave: Implantação de ERP

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP
a) Revise o seu processo de implantação para assegurar que um processo só seja considerado como implantado se estiver alinhado com um escopo aprovado.
b) O seu processo de implantação orienta o seu cliente sobre o que é ter um processo implantado?
c) Se você define a sua implantação realizada como o momento que o seu cliente deu o aceite ao processo de treinamento, revise o seu conceito!!! Isso nunca foi certo e hoje em dia o mercado já não aceita mais dessa forma.

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Inclua no seu processo de avaliação dos fornecedores pontos de verificação sobre de que forma os fornecedores definem um processo como implantado.

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Garanta que todas as pessoas envolvidas com a aprovação de uma implantação somente o façam se a mesma tiver alinhada com o escopo definido.

b) Quais são os pontos de verificação de uma implantação de processo? Você tem isso bem definido?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP