ERP EM GOTAS: Um olhar econômico sobre os ERP

Recentemente, estudei assuntos diversos sobre aplicação de modelos econômicos e novas visões da economia nas nações, empresas e sociedades como um todo, isso me deu uma nova visão sobre o assunto e com isso me fez pensar no quanto de desperdício de produtividade e de competitividade as empresas estão tendo por não ter o seu ERP plenamente em uso... faça uma pausa e pense no assunto: quanto a sua empresa está perdendo de dinheiro e oportunidades com o uso inadequado do ERP? Se você não conseguiu achar um número financeiro de perda que seja realmente expressivo, você calculou mal ou a sua empresa está com um alto grau de maturidade de uso de ERP (o que ainda é muito raro nos dias de hoje).


Palavras-chave: Diagnóstico do ERP


Pontos de Aprendizado:


Fornecedor de ERP
a) Sei que você vive da gestão das outras empresas, mas como está a sua gestão? Você utiliza plenamente o seu ERP?
b) Quais ações a sua empresa faz com os seus prospects e clientes para sensibilizá-los sobre o uso adequado do ERP nos seus modelos de gestão? Essas ações são adequadas?
c) Quanto de valor agregado você conseguirá se conseguir orientar e sensibilizar os seus clientes e prospects em relação ao uso adequado do ERP nos seus negócios? Faça uma simulação


Cliente de ERP (em Seleção)
a) Sua empresa precisa de serviços para orientar e/ou sensibilizar a sua equipe no uso adequado do ERP? Como você sabe disso?


Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Qual o grau de necessidade de orientação/sensibilização dos usuários do ERP em relação a necessidade de uma boa implantação do ERP? Como você sabe disso?
b) Quais ações estão previstas no projeto para orientar/sensibilizar os seus usuários em relação à necessidade de uma boa implantação? São eficazes?


Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Faça um diagnóstico do ERP implantado e responda: dentro dos seus parâmetros atuais e projetados ele foi bem implantado? Se não foi, faça um plano de ação para reverter isso.

b) Os usuários do ERP dão o devido valor ao ERP nas operações? Como você sabe disso?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP