ERP EM GOTAS: Segmento, segmento e segmento

Uma tendência cada vez maior é a de os fornecedores de ERP genéricos verticalizem as suas linhas de ações comerciais e de implantação para um número limitado de segmentos... de 2 e 4 segmentos em média... para que com isso consigam ter vantagens competitivas nos seus serviços e alto grau de conhecimento de negócio. No modelo de canais, essa tendência é ainda maior, onde os fornecedores tentam buscar outras softhouse, prestadoras de serviços de TI ou consultorias de negócio para representá-las e para realizar os serviços, aproveitando ao máximo o conhecimento dessas empresas em segmentos específicos. Vamos esperar que isso se reflita no aumento da qualidade dos serviços de ERP, que ainda carece de mais especialização.


Palavras-chave: Verticalização


Pontos de Aprendizado:


Fornecedor de ERP
a) Você tem algum posicionamento de verticalização de implantação e/ou de busca de negócios? Se não, por quê?
b) Faça uma análise sobre os benefícios e riscos pelos quais a sua empresa pode passar num processo de verticalização de negócio.


Cliente de ERP (em Seleção)
a) Existe algum critério no processo de seleção que valorize os fornecedores de ERP verticalizados para o seu segmento? Por quê?


Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) O seu projeto tem atividades de captação do conhecimento do seu fornecedor de ERP? Elas são suficientes?


Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Faça uma análise dos principais pontos de captação de conhecimento que você pode conseguir com o seu fornecedor de ERP... teste possibilidades ao longo do tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP