ERP EM GOTAS: A prata da casa vale e muito, mas custa caro

O maior custo envolvido num projeto de implantação de ERP é o custo mais negligenciado pelos gestores de negócios: a alocação do seu pessoal. Pelo fato dos mesmos já estarem nas despesas regulares do mês, os gestores ignoram este grande componente. Além de ser SEMPRE o mais caro de todos os custos, é o que mais depende de uma boa gestão de projeto de implantação e que mais apresenta variação de qualidade. Direta ou indiretamente, a equipe da empresa que está implantando o ERP é a grande variável que vai determinar o sucesso ou insucesso do projeto e o Gerente do Projeto é a peça fundamental para gerar a harmonia... senhores gestores de negócios, por favor, não negligenciem mais esse ponto tão importante. Para tal, coloquem o tempo do seu pessoal no orçamento e façam apontamentos de uso do mesmo.

Pontos de Aprendizado:


Fornecedor de ERP:
a) Reavalie o seu processo de implantação para garantir que o cliente seja devidamente orientado sobre a importância da sua equipe no projeto e quais pontos de gerenciamento devem ser visto com mais ênfase.


Cliente de ERP (em Seleção)
a) No orçamento do projeto tem uma previsão de horas da sua equipe no projeto? Esse controle inclui até as horas alocadas na seleção do ERP?
b) Você está levando em consideração na avaliação dos fornecedores as flutuações de alocação de mão de obra em cada proposta de ERP?


Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) A alocação da sua equipe está contida no orçamento do projeto de ERP? O apontamento e o controle das horas são realizados?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP