ERP EM GOTAS: Mundo sem papel... ou quase isso

Hoje em dia, qualquer empresa pode viver no mundo do (quase) sem papel!!! Para isso, basta ter um bom ERP e, em alguns casos, uma ferramenta de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) apropriada. Imagine todas as informações que você gostaria de acessar, disponibilizadas eletronicamente, onde quer que você esteja e vinculada a pesquisas facilitadas. Isso já é possível e está maduro o suficiente para ter custos acessíveis a quase todas as empresas. A grande pergunta está no ROI (retorno sobre o investimento) que você pode ter no seu caso, porque vai precisar de um bom empenho interno para conduzir um projeto como esse.

Palavra-chave: GED

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP
a) Faça um plano para adequar o seu ERP no fornecimento de condições para as empresas operarem quase sem papel.

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Os requisitos de avaliação do ERP selecionado têm funções de GED? Se não, por quê?
b) A sua empresa está preparada para implantar GED? Está dentro dos objetivos dela?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Reavalie o seu projeto de implantação de ERP sobre a ótica de GED. Em quais pontos vamos investir energia nisso? Quais recursos o ERP me fornece para realizarmos o GED de que precisamos? Quais processos podem ter ganhos maiores com GED.

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Seu ERP tem recursos de GED e a sua empresa não os utiliza (e nenhuma outra ferramenta de GED)? Trace um plano para implantá-los.
b) Seu ERP não tem recursos de GED e a sua empresa tem algumas necessidades para isso? Negocie com o seu fornecedor uma solução customizada.

c) Seu ERP não tem recursos de GED ou tem poucos recursos e a sua empresa tem necessidades intensas nesse sentido? Avalie a compra de uma aplicação específica e pense na integração com o ERP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP