ERP EM GOTAS: Escopo dinâmico

A definição de escopo de ERP é uma tarefa dinâmica... quase ninguém consegue, em um primeiro momento, definir claramente o que quer implantar de um ERP sem fazer com que o conhecimento acumulado da sua equipe possa fazer as definições em todos os níveis da organização. E isso vai evoluindo com a curva de aprendizado do sistema. Fico espantado com a pouca energia desprendida pelas empresas para fazer essa definição no momento inicial e na adequação de escopo durante o projeto, mas não fico espantado ao notar que essas mesmas empresas chegam ao final do projeto com a certeza de que poderiam ter executado muito melhor as atividades e conseguido melhores resultados. Definição de Escopo = Trabalho Crítico do Projeto de ERP.


Palavras-chave: Escopo


Pontos de Aprendizado:


Fornecedor de ERP
a) Reveja o seu processo de implantação para garantir uma maior assertividade dos seus clientes em relação ao detalhamento do escopo do projeto de ERP.


Cliente de ERP (em Seleção)
a) Sua RFP (lista de requerimentos) tem verificação de pontos de apoio do seu potencial fornecedor como, por exemplo, sugestões de listas de escopos de projeto?


Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) O escopo do seu projeto foi estruturado com o apoio da softhouse/integradora? Se não foi, peça esse apoio a eles.
b) O seu projeto teve a lista de escopo construída de desde o início com as pessoas-chave da empresa? O seu detalhamento atual lhe trás tranquilidade para construir um cronograma sólido?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP