ERP EM GOTAS: Aprender na pressão

Garantir o aprendizado de uma pessoa sobre alguma coisa relativamente nova para ela é um desafio. Juntando isso aos processos realizados com uma didática não muito avançada, pouca disponibilidade de tempo e ainda pressões políticas e sociais no ambiente de trabalho, faz com que essa tarefa seja ainda mais difícil, mas, esse é o dia a dia de uma implantação de ERP, que precisa de muita boa vontade e discernimento das circunstâncias por parte de todos os envolvidos, para que o processo caminhe de forma adequada... Muitas softhouses/integradoras já estão atuando com o modelo aprende-aplica e adotando combinações de ensino presencial e à distância, que já é um bom avanço em relação ao que se tinha, mas temos muito a caminhar nesse sentido.




Pontos de Aprendizado:


Fornecedor de ERP
a) Faça uma pesquisa ampla sobre as metodologias de ensino para adultos e tente achar o melhor caminho para o seu tipo de cliente e a cultura da sua empresa/equipe.
b) Faça uma análise inicial de estudo: o quanto a minha empresa pode ganhar com a implantação de uma metodologia dinâmica de ensino do meu ERP?


Cliente de ERP (em Seleção)
a) O seu processo de seleção do fornecedor de ERP inclui a avaliação da metodologia de ensino da ferramenta? De que forma?


Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Você fez algum processo prévio de avaliação do processo de ensino da operação do ERP antes de começar a implantação?
b) O processo de ensino pela softhouse/integradora está adequado e coerente com as suas necessidades?
c) A metodologia empregada pela softhouse/integradora tem uma dependência muito grande do instrutor? O que você está fazendo para mitigar possíveis desníveis de qualidade?


Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Você tem uma metodologia de perpetuação do ERP? Ela está adequada?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP