ERP EM GOTAS: Vontade Política - Emprego Apropriado de Recursos

Muito se evoluiu em termos de ERP... tecnologias, métodos de implantação, gerenciamento de projetos... mas posso afirmar que um dos pontos mais importantes para o sucesso na implantação de um ERP está na composição Vontade Política – Emprego Apropriado de Recursos. Em 1989/90, participei de um projeto de ERP feito sob encomenda (comum naquela época) numa empresa de eletroeletrônica que mesmo nos padrões de hoje pode-se dizer que atingiu grande sucesso, e foi lá que percebi a importância dessa composição.
Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) Existem recursos no seu processo comercial e nos processos de implantação para avaliar como está a vontade política da empresa cliente e os seus impactos no projeto de ERP?
b) Você utiliza os aspectos relacionados à situação política do seu cliente potencial na precificação do seu projeto (colocando ou tirando alguma taxa de risco)? Se não, por quê?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Existem parâmetros políticos da empresa interferindo negativamente no processo de seleção do ERP? Se sim, trace um plano para mitigar isso.
b) De uma maneira em geral, você acredita que os recursos que serão disponibilizados para o projeto de ERP são os ideais? Se não são, quais pontos, a princípio, serão prejudicados?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Quais ações você está tomando para mitigar as interferências negativas dos aspectos políticos da sua empresa e para utilizar a seu favor as possíveis interferências positivas?
b) A administração das mudanças de necessidades de recursos está tendo a dinâmica esperada?
c) As pessoas responsáveis pela liberação de recursos sabem que há a grande possibilidade de haver significativas mudanças de necessidades de recursos durante a implantação do ERP?

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) A relação das necessidades de investimentos na pós-implantação e os seus respectivos resultados estão bem sedimentados na visão das pessoas que tomam as decisões de liberação de recursos? Se não, crie um plano para facilitar esse entendimento e os processos de liberação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP