ERP EM GOTAS: Você precisa se adaptar às realidades

A codificação de itens, produtos e serviços sempre foi um bom desafio para um número expressivo de casos de implantação de ERP. Na década de 80, quando os ERP tinham poucos recursos para fazer filtragens, a codificação precisava ter um volume extremo de inteligência. Ainda nos dias de hoje encontramos um percentual ainda expressivo de ERP com recursos pequenos de filtragem que não sejam pela codificação. Analise a sua situação sob a ótica dos recursos que o ERP que você tem e as complexidades das suas operações, para definir o quanto de inteligência você vai colocar nos seus códigos. Uma falha nessa decisão pode levar a riscos e custos desnecessários.

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) Sua equipe de implantação está preparada para orientar os seus clientes sobre o uso da codificação adequada de produtos/itens e serviços no ERP? Como você sabe disso?
b) Seu ERP tem mecanismos de filtragem que inibem a necessidade de codificação inteligente?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) A sua avaliação sobre as possibilidades de codificação de itens/produtos e serviços está associada aos recursos de filtragens do ERP? Quanto isso pesa no processo de seleção de ERP?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Aloque o tempo que for necessário para definir o modelo de codificação de itens/produtos e serviços no projeto de ERP e busque ajuda se perceber que vai precisar.

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) O seu processo de melhorias contínuas monitora o atendimento das regras de codificação de itens/produtos e serviços à realidade da empresa? Se não, implante esse monitoramento.
b) O cadastramento está sendo executado de forma adequada? Quais pontos existem possibilidades de falhas na codificação?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP