ERP EM GOTAS: Você pode avançar um pouco mais sobre o tema Gestão de Riscos

Ao mapear riscos de projetos de ERP muitos se restringem ao básico.... custos maiores que o orçado, momentos sem a capacidade de faturar, perda momentânea de competitividade, falhas nas especificações das necessidades, boicote do projeto pelos funcionários, etc. Mas quero que você vá além dessa visão restrita e comece a observar pontos como: não atingir a performance desejada, colapso total do projeto (já vi vários casos disso acontecer!!!), multas e juros ligados as atividades fiscais não atendidas, impactos do desgaste excessivo dos funcionários, etc. Saia do óbvio e tente levantar o que tem ocorrido com o mercado. Isso vai ajudar bastante nessa atividade de prevenção.

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) Você está realmente preparado para ajudar os seus clientes a entender e a gerenciar os riscos dos projetos de ERP?
b) Analise os pontos positivos e negativos de abordar os riscos de projeto de ERP durante a fase comercial.

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Reavalie a maneira como você está vendo os riscos do projeto de ERP na fase de seleção do fornecedor e veja todos os impactos e como os mesmos afetam a sua projeção orçamentária do projeto.

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação) (em Pós-implantação)
a) A sua gestão de riscos contempla todos os potenciais eventos que podem ocorrer no projeto/perpetuação do ERP na sua empresa? Como você sabe disso?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP