ERP EM GOTAS: Segurança no ERP

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o nível de segurança dos ERP nos pontos relativos ao sistema. Nos bons ERP de mercado vemos senhas criptografadas de entrada, recursos para solicitar mudanças de senhas regularmente, assinatura eletrônica em aprovações de processos, senhas diferenciadas para o servidor de banco de dados e a capacidade de trabalhar facilmente com o banco de dados criptografado... isso é um padrão do mercado... mas são nas ações das pessoas que temos os principais riscos na segurança das operações.

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) Faça uma autocrítica sincera... o seu ERP atende as boas práticas de segurança do mercado? Se não atender, faça um plano de adequação.
b) O seu serviço de implantação e de suporte estão adotando a prática de orientação dos seus clientes em relação aos pontos de segurança?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Reavalie se vocês estão cobrindo todos os pontos relacionados à segurança da informação no processo de seleção do ERP.

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Reavalie se nas etapas de realização do projeto vocês estão cobrindo todas as possibilidades de riscos relativos à segurança da informação no sistema e com os usuários.

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Suas atividades de pós-implantação incluem constantes ações de monitoramento e controle e orientações de uso das melhores práticas de segurança da informação do ERP?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP