ERP EM GOTAS: Projetos de ERP Sob Encomenda são os maiores desafios do mercado

Na semana passada, tive contato com um caso de projeto de ERP sob encomenda que não deu certo, onde houve um grande impasse entre o cliente e o fornecedor do serviço... o cliente queria rescindir o contrato e ser ressarcido integralmente e o fornecedor achava que, apesar de não ter tido resultados, alocou todo o recurso para o qual havia sido contratado. Essa situação é muito comum em projetos de ERP sob encomenda, e vemos uma quantidade razoável de casos similares em projetos de ERP de mercado. O que pode ser feito para evitar transtornos numa situação como essa é ter um bom contrato (contemplando um possível encerramento fora do escopo) e um bom acompanhamento de projeto, com tudo muito bem registrado.

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) O seu processo comercial está preparado para evitar quaisquer dúvidas de entendimento pelo cliente sobre o que está sendo ofertado? Se não estiver reveja-o agora!!!
b) Reavalie os seus mecanismos de controle durante o projeto para evitar que desvios de implantação não sejam tratados e conhecidos por ambas as partes.
c) Caso você realize projetos sob encomenda de ERP, está seguro de estar adotando as melhores práticas de desenvolvimento e de implantação?  Como você sabe disso?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Seu foco no processo de seleção inclui a busca por um ERP desenvolvido sob encomenda? Está seguro de que esse deveria ser o caminho?
b) Caso adote a busca por um ERP sob encomenda, o seu processo de seleção inclui medidas eficazes de proteção no seu contrato quanto a falhas de qualidade e sobre os pontos de definição de escopo? Está seguro de que são eficazes?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) O seu framework de trabalho está montado para atender as necessidades de implantação de um projeto de ERP sob encomenda? Como você sabe disso?
b) Converse com profissionais de mercado para ver o que está sendo feito nesse sentido.

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) É muito comum, em projetos de ERP sob encomenda encontrarmos problemas de definição de escopo e bugs no sistema na fase de Pós-implantação.  Você está preparado para isso?
b) Como o seu processo de Pós-implantação está administrando as necessidades de customizações e de adequações legais/tributárias?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... ERP Desenvolvido Sob Encomenda

Falando Sobre... ROI dos ERP

Falando Sobre... Fluxo de Caixa e os ERP