ERP EM GOTAS: Por que você está comprando o ERP?

Ao iniciar o processo de compra de um ERP a maioria das empresas não sabem o verdadeiro motivo porque estão fazendo isso. Imaginam que ao fazer esse investimento vão resolver única e exclusivamente as atividades operativas básicas do seu negócio e por causa disso esquecem de explorar ações de mitigações de riscos, de melhoria e de capilaridade dos processos de decisão... fatos esses que passam a ficar muito bem apoiados pelo sistema.

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) Revise as suas atividades comerciais para averiguar se estão orientando os seus clientes em relação a todas as vantagens de um ERP.
b) Analise se os seus serviços de implantação e suporte estão explorando todas as vantagens do ERP que cada cliente precisa, se não estiverem, faça um plano de melhorias.

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Se você não estiver plenamente seguro de que está levando em consideração todas as vantagens que o ERP pode trazer ao seu negócio, reavalie agora isso, porque além de melhorar os pontos relacionados ao ROI do projeto, você certamente vai conseguir ter uma visão mais ampla do que os seus fornecedores estão ofertando.

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Faça uma imersão com as pessoas-chave do projeto de ERP sobre quais pontos vocês podem explorar mais e melhor com o ERP... saia do tradicional!

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Garanta que no seu processo de melhorias contínuas do ERP abranja questões relacionadas com levantamento e a utilização das potencialidades que o ERP tem e que ainda não foram exploradas.

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