ERP EM GOTAS: O que é ser multiempresa?

Ser Multiempresa significa que o ERP tem a capacidade de gerenciar negócios distintos numa mesma instalação e consegue consolidar as principais informações de negócio. Ex.: Um grupo empresarial atua no segmento de Cosmético com uma distribuidora, no segmento de Alimentos com 5 lanchonetes e no segmento Clínico com 4 clínicas especializadas em ortopedia... tudo isso suportado num único ERP instalado num servidor e com a capacidade de analisar/operacionalizar negócios isolados, segmentos de negócios e o grupo inteiro. Muitos ERP de mercado falam que tem esta característica, mas na prática eles deixam muito a desejar.

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) O seu ERP é multiempresa? Tem certeza que ele não é somente multiunidade de negócio? Justifique a sua resposta.
b) Caso não seja multiempresa, faça uma análise de SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) sobre isso… para o mercado que você está trabalhando, ele precisa ser multiempresa?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Você precisa que o seu ERP seja multiempresa?  Por quê?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Quais fatores relacionados às funcionalidades de multiempresa estão impactando no seu projeto?

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Faça uma análise de pontos de utilização do ERP x recursos de multiempresa e compare com o seu ERP atual.  Tem algum ponto de ganho a ser explorado?
b) Faça uma simulação: sua empresa é pequena, precisa de recursos de multiempresa, mas o seu ERP não tem isso.  Qual o caminho que você seguiria?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP