ERP EM GOTAS: O preço da preguiça com a administração do seu ERP

Hoje vivenciei uma experiência interessante de descuido com os procedimentos básicos de operação de um ERP. Durante a solução de um problema de recebimento de arquivo de cobrança do ERP a softhouse mandou um arquivo errado e o cliente colocou o mesmo diretamente no sistema, com isso houve problemas sérios com a base de dados e foi decidido que iria restaurar o backup do dia anterior. No processo, o backup estava com problemas e toda a base teve que ser refeita... uso de ambiente de teste e rotinas de backup/recovery, isso é básico!!! E mesmo orientadas, as empresas não fazem adequadamente.
Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) Revise seu processo de implantação de ERP visando garantir que os seus clientes tenham ambiente de teste e bons processos de backup/recovery do banco de dados.

Cliente de ERP (em Seleção)
a) No processo de seleção de ERP existem pontos de avaliação de serviços de apoio no backup/recovery? Você tem necessidade desse apoio? Como sabe disso?
b) Como os seus fornecedores tratam as licenças do ERP para ambiente de teste?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Nas atividades de implantação há pelo menos uma ação sistêmica de verificação do backup/recovery? Se não há, inclua isso agora!!!
b) Garanta a disponibilidade de um ambiente ativo de teste desde o início do processo de implantação do ERP.

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) No seu processo de monitoramento do ERP existem verificações regulares de uso do ambiente de teste e de realização de backup/recovery? Se não há, inclua isso agora!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP