ERP EM GOTAS: O insucesso ainda é um grande fantasma dos projetos de ERP

Não tenho estatísticas precisas sobre isso, e nem sei se elas realmente existem com a precisão adequada, mas posso garantir que ainda temos um nível muito grande de insucesso nos projetos de ERP aqui no Brasil. Insucesso não é só quando não conseguimos implantar adequadamente ou abandonamos o projeto, é também quando não conseguimos atender a processos-chave da empresa ou quando ultrapassamos em demasia orçamentos e/ou prazos. E a resposta para isso está na preparação para realizar o projeto. Simples assim.

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) Você sabe os reais resultados obtidos pelos seus clientes com o seu ERP? Quantos caíram no insucesso do projeto? Por quê? Em quais pontos?  Se não tem essas informações, procure-as agora!!!
b) Reavalie o seu processo de implantação visando fornecer serviços que possam mitigar riscos de insucesso nos projetos de ERP nos seus clientes.

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Reavalie o seu processo de seleção de ERP para instituir ações que possam mitigar os riscos de insucesso na implantação

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Você tem um plano de gerenciamento de riscos do projeto de ERP? Quais ações de neutralização/mitigação você vai tomar para com os riscos de insucesso do projeto? Essas realmente são as melhores práticas que você pode tomar?
b) Levante no mercado informações sobre os insucessos das implantações de ERP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP