ERP EM GOTAS: Nos projetos de ERP a mudança é um elemento ativo em todas as fases

A gestão da mudança é um item com o qual os gestores de projetos de ERP precisam tomar cuidado especial. Essa atividade tem um foco humano, ao lidar com boicotes explícitos/pelas costas das pessoas que não querem mudar e implicações políticas e outro foco gerencial, nas quais temos que coordenar as mudanças geradas pelos sistemas de forma a minimizar os impactos nas operações. Existem técnicas e dicas para tudo, mas nesse caso, a experiência e o acesso aos fatos de forma rápida e precisa são os seus maiores aliados.

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) Os seus profissionais de implantação estão preparados para lidar com as necessidades de adequações com as pessoas durante as mudanças geradas no projeto de ERP? Como você sabe disso?
b) Durante os seus processos de venda e de início de implantação você orienta o seu cliente sobre essa realidade? Se você o faz, as suas ações são realmente eficazes?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) A capacidade do fornecedor em apoiá-los com a gestão de mudanças durante o projeto de ERP é levada em consideração no processo de seleção?
b) Sua empresa tem necessidades acentuadas de ações de gestão de mudanças no projeto? O quanto isso pode impactar no orçamento final do projeto? Você está seguro de que estão lidando de forma apropriada com o tema gestão de mudanças no processo de seleção de ERP?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) O planejamento do projeto tem atividades de gerenciamento das mudanças?
b) Você já levantou os pontos potenciais de atritos gerados pelas mudanças? Quais medidas de mitigações você vai/pode tomar?
c) Está seguro de que tem o respaldo político para realizar as mudanças e para tomar as medidas cabíveis para lidar com os potenciais transtornos gerados pelas mudanças?

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Ainda existem vestígios de atritos gerados pelas mudanças na implantação do ERP?  Como você vai lidar com eles?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP