ERP EM GOTAS: Não é fácil gerenciar um projeto de ERP

Algum tempo atrás, eu tive um bom exemplo do porque os gerentes de projetos de ERP precisam ter um bom controle emocional e saber lidar muito bem com as pessoas em momentos de estresse. Gerenciava a implantação de ERP em uma pequena empresa de serviços de telecomunicações que tinha 3 sócios. Eles eram excepcionalmente dedicados ao projeto de ERP e se envolviam positivamente em todas as etapas junto com os seus funcionários. Entretanto, em um pequeno problema com um arquivo bancário, o sócio que assumia o papel de Diretor da empresa não conseguiu se equilibrar, estressou a todos os envolvidos e bloqueou o andamento do projeto, nos forçando a tomar outros caminhos com o restante do projeto. O gerente de projetos de ERP tem que ter muita capacidade de adaptação às situações e saber lidar com as pessoas.


Pontos de Aprendizado:


Fornecedor de ERP:
a) As pessoas da sua empresa que eventualmente assumem o papel de gerente de projetos tem o equilíbrio emocional necessário para essa função?
b) Pense na possibilidade de investir no desenvolvimento de habilidades de relacionamentos interpessoais da sua equipe.


Cliente de ERP (em Seleção)
a) Quem vai assumir o papel de Gerente do Projeto de ERP? Isso tem que estar bem definido, inclusive com a possibilidade de contratação de um gerente temporário só para conduzir esse projeto.


Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Você está seguro de que consegue desenvolver o papel do Gerente de Implantação de ERP? Suas habilidades de lidar com as pessoas são muito boas? Faça uma reflexão sobre o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP