ERP EM GOTAS: Eu vejo um futuro diferente com o trabalho colaborativo... e o ERP vai suportar isso

Trabalho Colaborativo. Esse é o mais novo/velho desafio dos ERP de mercado. Velho porque há mais de 50 anos estamos ouvindo falar sobre trabalho colaborativo dentro das atividades empresariais. Novo porque, infelizmente, os ERP de mercado ainda não conseguiram enxergar o alto nível de impacto desses recursos nas empresas e nem como essas funções de uso podem gerar uma dinâmica enorme se associadas às regras de negócio que os sistemas já têm. Ferramentas de comunicação instantânea, ferramentas de gestão do conhecimento, redes sociais fechadas, gestão de tarefas, workflows, agenda colaborativa, etc., são apenas alguns poucos exemplos do que os ERP poderiam ter como funções básicas... reimagine (você já imaginou isso um dia) como seria uma empresa com tais recursos implantados.
Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) Dedique um tempo significativo para responder as seguintes perguntas: O meu ERP tem recursos satisfatórios para suportar os trabalhos colaborativos dos meus clientes? Atende a demanda atual e futura? Se não (que acredito que seja a resposta que a maioria vai fornecer), quais ações posso, devo e/ou tenho condições de fazer para melhorá-lo nesse sentido?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Qual o peso dos recursos de trabalho colaborativo na seleção do seu ERP? Está seguro disso?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Caso o ERP selecionado tenha recursos de trabalho colaborativo, avalie a possibilidade de colocar o framework do próprio projeto dentro do ERP.
b) Os seus usuários estão preparados para usar recursos de trabalho colaborativo?  Como você sabe disso? O que você vai fazer em relação a isso?

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Caso o ERP em operação não tenha recursos de trabalho colaborativo, negocie com o seu fornecedor ou, ainda, veja a possibilidade de aquisição de uma ferramenta de mercado que seja implantada de forma integrada ao ERP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP