ERP EM GOTAS: De quem é esse trabalho?

Recentemente estive envolvido com um problema num projeto de ERP pelo qual acredito que muitos podem passar ou ter passado por algo semelhante, e não dão conta dos seus impactos: CEP (Endereçamento) desatualizado. Muitos ERP têm a função de obter CEP e/ou através do CEP obter endereço de forma automática, mas esse recurso depende, na maioria das vezes, de ter a lista de CEP atualizada. Esse serviço fornecido pelos Correios é muito caro para uma pequena softhouse, com isso vem uma dúvida conceitual: de quem é a responsabilidade legal em manter os CEP atualizados num ERP? Agora, imagine os demais cadastros de Classificação Fiscal, Taxa de Moedas, etc.

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) Qual o seu posicionamento em relação à atualização cadastral de itens como CEP, Classificação Fiscal, etc.? Os seus clientes sabem disso? Os seus funcionários sabem disso?
b) Analise custo x benefícios de manter esses cadastros atualizados para os seus clientes.

Cliente de ERP (em Seleção)
a) A sua operação é muito dependente das atualizações de CEP, Classificação Fiscal, etc.? Você espelhou essa necessidade no seu processo de seleção de ERP? No seu orçamento existem custos de atualização de CEP, por exemplo?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação) (em Pós-implantação)
a) Como você está prevendo as questões relacionadas com atualizações desse tipo de cadastro?

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