ERP EM GOTAS: Dando poder ao cliente do ERP

Ter flexibilidade na geração/alteração de regras de negócio ou até mesmo somente a criação de campos com a possibilidade de flexibilizar a pesquisa e a montagem de relatórios e consultas no ERP, sendo isso feito diretamente pelo cliente/usuário, pode ser um recurso fantástico ou o início de um grande caos... quem estiver fazendo essas ações deve ter bons métodos bem estabelecidos e o ERP que fornecer este recurso precisa estar com uma engenharia muito bem montada.... muito mesmo, para que não gere um nível alto de falhas/defeitos.

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) Seu ERP tem flexibilidade na camada de negócios? Caso tenha, você está seguro de que a mesma está gerando uma base mínima de riscos para a operação do seu cliente?
b) Caso não tenha flexibilidade, faça uma análise de investimentos para incluí-la.
c) Dentro do volume de atividades de suporte e de bugs do seu ERP, quanto se deve, direta ou indiretamente, a função de flexibilidade na camada de negócios?
d) O que vale mais a pena, ter uma camada flexível de negócios ou ter integrado uma aplicação de BPMS (Business Process Management System)?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Com base na infraestrutura de TI, estrutura de pessoal, segmento de negócio e cultura organizacional, qual o grau de importância no seu próximo ERP em ter flexibilidade na camada de negócios?
b) No processo de seleção vocês estão levando em consideração os potenciais riscos envolvidos na flexibilização da camada de negócios?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Como vocês estão lidando com a flexibilização da camada de negócios no projeto de implantação? Os riscos foram levantados e mitigados?
b) Quais medidas preventivas vocês estão tomando para evitar problemas de padronizações e dificuldades de controle?

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Caso o seu ERP tenha flexibilidade na camada de negócios, vocês têm percebido impactos das mudanças das regras de negócio depois dos processos de atualização do sistema?
b) Vocês estão explorando adequadamente o recurso de flexibilização da camada de negócios nas suas operações? Existe um plano regular de ações nesse sentido?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP