ERP EM GOTAS: Conversar faz parte do trabalho, logo, faz parte do ERP

Já encontramos alguns casos de ERP (de forma nativa) que conseguem gravar toda a conversa telefônica de um atendimento e mantê-la vinculada ao mesmo e a um conjunto de metadados, outros conseguem pegar todo e qualquer tipo de comunicação (comunicação integrada) de atendimento e fazer a gravação e controle, mas muito poucos ERP utilizam esta metodologia em todos os processos… Comunicação Integrada em todos os processos é o caminho a ser seguido!!! Ações comerciais em geral, processos de compras, gestão das reuniões, interação com os colaboradores… tudo que é comunicação nos processos de uma empresa pode (e um dia vai ter) controlado pelos ERP, seja pelo telefone fixo, VoIP (telefonia pela internet), ferramentas de comunicação integradas, celulares, redes sociais, etc. Tenho certeza que muitos gestores gostariam disso. A tecnologia já existe, agora, é só uma questão de tempo.


Pontos de Aprendizado:


Fornecedor de ERP:
a) Monte um plano de inclusão de todo e qualquer tipo de comunicação na gestão dos seus processos. Você poderá ficar surpreso com as possibilidades existentes e com o baixo custo de desenvolvimento.


Cliente de ERP (em Seleção)
a) Ter e registrar as comunicações integradas dentro do seu ERP é importante para vocês? Como você sabe disso? Tem os pontos mapeados?


Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Você já avaliou os impactos dos registros de voz e de conteúdos nos relacionamentos pelo ERP no seu banco de dados e na sua infraestrutura de TI? Como você vai fazer essa avaliação?


Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Caso o seu ERP não tenha os recursos interiorizados de comunicação integrada, e vocês precisem disso, avalie a possibilidade de propor customizações ou ainda de compor a solução com sistemas especialistas.

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