ERP EM GOTAS: Analisar é preciso, e o seu ERP pode te ajudar a fazer isso

Qual é o perfil de compra dos meus clientes? Quais pontos da qualidade tem maior representatividade no meu processo produtivo? Quais são os pontos de improdutividade de processo que estão impactando no meu negócio? Qual o perfil das minhas compras? Qual o nível de serviço da minha logística de entrega? Nos dias de hoje, não precisamos de ferramentas adicionais como DM (Data Mining) para fazer estudos estatísticos como esses. Os ERP atuais têm inúmeros recursos de análises, além de facilitar integrações com ferramentas simples de cálculo, como planilhas eletrônicas... Por que então, muitas empresas ainda estão engatinhando nesse tipo de análise? Resposta: porque pouquíssimas pessoas conhecem estatística básica e poucos gestores sabem explorar a estatística nos negócios.

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) Seu ERP está preparado para atuar com gestão analítica de dados? Se não, elabore um plano de melhorias para ele.
b) Sua equipe de implantação tem conhecimentos básicos de estatística aplicada para apoiar os seus clientes durante a implantação?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) O escopo de necessidades definido pelos seus usuários inclui recursos de gestão analítica de dados? Se não, peça uma reavaliação.

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Seus usuários-chave do ERP têm o conhecimento básico de estatística aplicada? Se não tem, providencie esse treinamento.
b) Caso o seu ERP não tenha os recursos apropriados para gerar estatísticas aplicadas, pense em soluções simples de integração com aplicações externas (como planilhas eletrônicas, por exemplo) ou ainda, caso tenha poucas necessidades no momento, em gerar tais estatísticas diretamente no banco de dados.(a)

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Seu processo de melhorias contínuas inclui o uso do ERP com base na gestão analítica dos dados? Se não, reavalie o processo agora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP