ERP EM GOTAS: Administrar relacionamentos interpessoais tem grande peso nos projetos de ERP

As pessoas ainda me assustam! Apesar de ter participado direta ou indiretamente de dezenas de implantações de ERP ainda encontro pessoas cujas ações durante o projeto tem requinte de perversidade em lidar com os demais. Estou vendo muita gente habilidosa em potencializar de forma direcionada problemas para afetar outras pessoas. Recentemente, conversei com uma pessoa que confessou que conduziu um problema no projeto de ERP para que não houvesse solução somente para afetar outro colega na empresa, “foi uma boa chance para promover a demissão dele”, ele me disse. Os gerentes de projetos de ERP devem ficar atentos aos relacionamentos interpessoais, eles são mais importantes que muitos imaginam ser.
Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) Como a sua equipe de implantação lida com ações maldosas dos clientes para com a softhouse/integradora e para com os demais envolvidos no projeto de ERP? Defina regras de conduta e processos de proteção e de contingenciamento para isso.

Cliente de ERP (em Seleção)
a) No processo de avaliação dos fornecedores existem pontos de análise da sua habilidade de lidar com condutas inadequadas? Como isso pesa no seu processo de seleção?

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Repense o seu processo de implantação de ERP e defina regras de conduta e processos de proteção e de contingenciamento para atividades maldosas.

Cliente de ERP (em Pós-implantação)

a) Reavalie os seus processos de monitoramento e controle para ativar medidas de proteção contra atividades maldosas dentro do ERP no dia a dia da empresa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Tesouraria e os ERP

Falando Sobre... Fluxo de Caixa e os ERP

ERP EM GOTAS: Desenvolver ERP sob encomenda é para poucos