CAFÉ COM ERP: Reveja as Suas Expectativas
Adoro música, confesso que apesar de ter um gosto relativamente eclético
por músicas, sou um grande admirador de tudo que foi produzido nos anos 80. E
em 1987, os Titãs lançaram a música “Comida”, cuja a letra já foi utilizada em
várias atividades acadêmicas em muitos lugares no mundo.
Um dos pontos mais significativos desta música é a ênfase em três
pontos: “desejo, necessidade e vontade”.
Todos nós que vivemos no mundo empresarial acreditamos que os fatores
lógicos e as análises frias das situações são os mantenedores das evoluções das
empresas, mas a ciência já vem provando há algum tempo que desejo, necessidade
e vontade são as verdadeiras alavancas de tudo… ou são as origens dos grandes problemas.
Nos projetos de ERP isso não é diferente. Todos que estão envolvidos no
projeto tem expectativas, sendo as mesmas geradas pelos seus desejos pessoais
ou profissionais, necessidades de competitividade corporativa ou de resultados
pessoais ou algo mais pessoal, gerado pela vontade de conseguir sucesso (ou
promover o fracasso) do ERP nas operações.
Nessas décadas que já caminhei no mundo corporativo, eu tive a
oportunidade de ver gestores de empresas com os mais variados posicionamentos
em relação ao seu projeto de ERP. Alguns queriam que todo o projeto ocorresse
em no máximo 2 meses (mas não queriam alocar quase ninguém da equipe), outros
tinham o sonho que a implantação do ERP iria reduzir 50% do quadro de pessoal
dele (alguns o quadro até cresceu), outros acreditavam que o ERP iria trazer
todas as respostas às perguntas que eles tinham (e eles nem sabiam muito bem
quais eram as perguntas) e tinham outros que queriam que tudo funcionasse o
mais básico possível (mesmo tendo muito mais recursos disponíveis).
Em poucos casos eu consegui ver uma razoabilidade entre as expectativas
(modeladas pelos desejos, necessidades e vontades) dos gestores em relação a
tudo que está compondo o seu projeto de ERP.
Quando as expectativas são exageradas, metas inatingíveis são definidas
e a equipe, em todos os níveis, fica num alto nível de stress, gerando atritos
desnecessários e decisões errôneas são tomadas. E isso ocorre com todos os
níveis gerenciais da empresa. Você pode ter uma Diretoria sensata, mas ter um gerente
de área pressionando demais as suas equipes.
Da mesma forma, quando as expectativas são baixas demais, o projeto de
ERP pode fluir sem grandes problemas, mas os resultados gerados são muito
abaixo do que é possível. Num determinado projeto, o diretor da empresa me
disse que queria que o ERP novo só fizesse exatamente igual a tudo que o ERP
antigo fazia, porque ele só queria que todos os dados ficassem num sistema que
ele pudesse confiar que não fosse travar… quantas possibilidades foram perdidas
ali!!!
O Gerente do Projeto de ERP tem que ter a capacidade de entender as
expectativas expostas e as que estão guardadas nas cabeças das pessoas e
conseguir realinha-las com as possibilidades.
Essa é uma habilidade muito difícil, que vai demandar tempo e energia
para mapear tudo que está acontecendo e convencer as pessoas a seguirem um
caminho mais apropriado.
Desejos + Necessidades + Vontades = Expectativas
Expectativas Certas = Direcionamento Para o Sucesso = Alinhamento de
Possibilidades
Agora separe um tempo e reveja as suas expectativas.
Análise 01: Dentro do corpo gerencial da sua empresa, tem pessoas com expectativas
absurdas ou defasadas demais em relação ao projeto de ERP? Como você sabe
disso? Se tem, o que você vai fazer a respeito?
Análise 02: O seu processo de venda do ERP tem ações modeladas para realinhar
expectativas inadequadas dos potenciais clientes? E no seu processo de
Implantação do ERP, tem medidas para mitigar esses tipos de expectativas?
Mãos e mentes à obra!!!
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Mauro Oliveira
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