ERP EM GOTAS: Querer tem que estar associado com o saber
Há algum tempo atrás eu realizei um diagnóstico do ERP de uma pequena empresa de cosmético que estava em processo de implantação há quase dois anos e não conseguiu evoluir a contento. Averiguei alguns pontos importantes, que são: 1) A empresa está motivada para trabalhar com o ERP; 2) o ERP colocado é plenamente aderente às necessidades dela; 3) A empresa está buscando ter as melhores práticas do mercado (para o seu porte/complexidade); 4) A empresa investe o suficiente quando tem uma necessidade... então, porque o projeto não evoluiu adequadamente? Falta de uma gerencia de projeto pelo cliente com expertisse no assunto. Só isso. Acho que as softhouses deveriam colocar nos seus processos comerciais uma ou mais formas de orientar o cliente que está iniciando uma implantação, sobre quais são as competências que os seus clientes tem que ter e ajudá-los a enxergar se tem ou não, principalmente para os clientes de menor porte.
Palavras-chave: Diagnóstico do ERP, Implantação de ERP, Gestão de Projetos de ERP
Pontos de Aprendizado:
Fornecedor de ERP
a) Quantos insucessos você tem na sua carteira de clientes? Quantos desses insucessos estão associados à inexistência ou a existência falha de um gerente de projetos por parte do cliente? O que você vai fazer em relação a isso?
Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Antes de começar o projeto faça uma avaliação criteriosa se vocês têm ou não as competências necessárias para conduzi-lo... sejam honestos... busque ajuda caso precisem, mas nunca comece um projeto com a sensação de que o fracasso pode chegar em seguida.
Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Existe uma pessoa, ou grupo de pessoas, qualificadas/experientes assumindo a gerência do projeto de ERP ou vocês estão seguindo as orientações do gerente de projetos da softhouse?
Comentários
Postar um comentário