ERP EM GOTAS: Ter ou não ter servidor próprio, eis a questão

Um dos pontos a ser considerado no processo de seleção de ERP (principalmente nas pequenas empresas) é a decisão de ter/manter o seu servidor de aplicações internamente, quando o ponto de decisão é sobre a compra de sistemas cliente/server. Além dos custos de comprar e manter o servidor, que ao longo prazo pode ser bem elevado, há a dificuldade em ter disponibilidade de pessoal qualificado para tal empreitada, o que eleva em muito os riscos de queda no nível de serviço a ser disponibilizado, e, consequentemente, diminui a eficiência operativa da sua empresa... Estamos falando somente de um ponto de análise dentro de um processo complexo de seleção. Caso você esteja selecionando ou pretenda selecionar um ERP leve o processo muito a sério, porque os impactos de uma falha vão acompanhá-lo por pelo menos alguns anos e vai lhe custar muito caro... em todos os sentidos.

Palavras-chave: Seleção de ERP, Infraestrutura de TI, Servidor

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP
a) Reavalie o seu processo comercial para orientar os seus prospects sobre as vantagens e desvantagens de manter um servidor na empresa.

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Os pontos relacionados com as decisões sobre o servidor foram bem discutidos? Como você sabe disso?

Cliente de ERP (em Implantação)
a) Caso você tenha que implantar um ERP cliente/server ou web (com a administração da infraestrutura) você tem condições técnicas de tomar as decisões sobre a infraestrutura? Seja honesto com você mesmo, se não tiver, busque ajuda.

Cliente de ERP (em Pós-implantação)

a) Dentro do seu processo de melhorias contínuas o ponto de reavaliação do servidor é visto com certa periodicidade?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP