Pergunte a qualquer gestor de empresas, de processos ou de projetos, quais são os seus grandes desafios, e, invariavelmente, um ou mais desses desafios estão relacionados às pessoas com quem eles lidam. Conseguir capacitar, envolver, direcionar, garantir sinergias nas equipes, aproveitar os potenciais de cada um, motivar, resolver ou mitigar ações de desgastes e atritos nos relacionamentos, e muito mais, fazem parte das atividades de interação com as pessoas no dia a dia dos gestores e dos profissionais especializados no assunto. Agora imagine todo o ciclo de vida dos ERP nas empresas, que tem as atividades de Seleção, Implantação e Pós-Implantação do ERP. Durante o ciclo vemos impactos diretos ou indiretos a praticamente todos os colaboradores e um número expressivos de outros agentes como clientes, fornecedores, parceiros e sócios. Continue com o exercício de imaginação e veja todos os pontos de desgaste, de saída das “zonas de conforto”, de momentos cujos os problemas ...
Nas décadas de 80 e de 90 vimos nascer grandes movimentos pela busca da Qualidade nas operações das empresas privadas e públicas em todo o mundo, sendo essas buscas por instrumentos estruturais de obtenção dessa Qualidade nos produtos/serviços e nos processos. Várias técnicas foram desenvolvidas, várias certificações foram criadas (onde destaco a ISO 9.000) e vimos evoluções partindo de Controle da Qualidade, passando pela Garantia da Qualidade e chegando até a Gestão da Qualidade. Para tal, foram desenvolvidos vários grupos de processos, como: inspeções, auditorias, melhorias contínuas, etc. Tive a oportunidade de vivenciar várias ações na área da qualidade em empresas de diversos portes e segmentos. Comecei a minha carreira trabalhando em Sistemas da Qualidade na área Nuclear (pelo IBQN, na Usina de Angra 2), depois conheci modelos de qualidade na área de eletro-eletrônica, trabalhei com as Boas Práticas de Fabricação da ANVISA para empresas de Cosmética. Higiêne e Farm...
Quando você compra um ERP para a sua empresa você está criando um vínculo tão forte com o seu fornecedor quanto duas pessoas que se casam… e nisso, também vem no pacote, os mesmo tipos de problemas entre as partes envolvidas num casamento. Da mesma forma que no casamento (posso falar, porque já estou no meu segundo), na parceria cliente-fornecedor de ERP, você pode ter ao longo do tempo vários níveis de intensidade no relacionamento, seja para aspectos positivos, quanto negativos, e tudo vai depender de quanto as pessoas envolvidas vão querer colocar energia para obter o sucesso para ambos, através de visões ganha-ganha… vamos falar sobre isso. Visão Geral do Relacionamento Cliente-Fornecedor de ERP Tudo começa no processo de Seleção de ERP, onde você passa um tempo conhecendo a empresa fornecedora (que pode ser somente a softhouse ou pode ter um canal também envolvido), você tenta levantar todas as informações pertinentes da empresa, saber da qualidade dos serviços e...
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