ERP EM GOTAS: ISO 9.000 e ERP combinam!!!

Desde a década de 90 vemos um grande movimento no meio empresarial pela busca da certificação do sistema da qualidade pelo modelo normativo da ISO 9.000. Eu mesmo, durante alguns anos, participei de várias formas de algumas implantações dessa norma, e, agora, posso dizer com certa propriedade, que a maioria dos projetos de que participei, vi e soube informações, não exploraram bem os recursos do ERP disponíveis na empresa... o help do sistema pode se tornar um grande repositório de normas, os controles dos registros podem ser feitos dentro do ERP. Dependendo do ERP, até mesmo ações de Melhorias Contínuas, Controle de Documentos e Auditorias podem ser geridas e suportadas, mas a maioria das empresas simplesmente administravam várias dessas tarefas manualmente ou compraram sistemas especialistas, mesmo tendo o ERP já implantado e disponível para fazer isso... só precisavam "pensar fora do quadrado" para fazer essas atividades bem melhor... Se a sua empresa tem um ERP e é certificada ou está em busca da certificação ISO 9.000 eu te desafio a pensar em como explorá-lo no processo!!!!


Palavras-chave: ISO 9.000


Pontos de Aprendizado:


Fornecedor de ERP
a) Levante em detalhes como o seu ERP pode suportar uma implantação de ISO 9.000. Depois analise como você vai explorar comercialmente isso.
b) Quais sistemas da qualidade os seus clientes-alvo buscam ou são obrigados a ter por imposição da lei? Como o seu ERP pode ajudá-los nisso?
c) Reavalie o conhecimento sobre Sistemas de Qualidade da sua equipe e trace um plano de desenvolvimento de competências sobre esse tema.


Cliente de ERP (em Seleção)
a) Seus requisitos de sistema contemplam as suas necessidades de Sistemas de Gestão (da Qualidade ou Integrado)? Está seguro disso? Quais são as suas necessidades atuais e potenciais de Sistemas de Gestão (da Qualidade ou Integrado)?


Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Como você posicionou o Sistema de Gestão (da Qualidade ou Integrado) no projeto de ERP? Está seguro que é o melhor caminho a ser seguido?


Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Você monitora de forma focada as necessidades, mudanças e possibilidades geradas pelo seu Sistema de Gestão (da Qualidade ou Integrado) associado ao ERP? Se não, comece a fazer isso agora!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP