ERP EM GOTAS: Fazer simulações… isso também é função do ERP

Ainda me espanta a falta de capacidade de um grande número de empresas (para não dizer a esmagadora maioria) em aproveitar o ERP que tem para fazer simulações. O tempo todo, os gestores simulam cenários e condições e não usam o ERP para isso. Uma quantidade razoável de ERP de mercado tem ferramentas diretas para simular Custos, Produção e Fluxo de Caixa, mas, quase qualquer atividade pode ser simulada com certa produtividade e eficácia, se você utilizar um ambiente de teste. Em um dado momento, quando trabalhava em uma multinacional, eu tive que fazer uma projeção de tamanho de depósito a ser construído com base numa reestruturação de fluxos de exportação/importação e utilizei o ambiente de teste do ERP para simular as operações futuras. Todo um grande investimento foi baseado nisso e foi um sucesso! Use o ERP com criatividade e sem moderação.


Pontos de Aprendizado:


Fornecedor de ERP:
a) Reavalie o seu processo de implantação para garantir que sejam promovidas junto aos clientes ações de estímulo de uso do ERP para simulações.
b) Reavalie os recursos do seu ERP para realizar ações de simulações e trace planos de melhorias.


Cliente de ERP (em Seleção)
a) Na lista de requisitos do ERP existem pontos de simulações de cenários? Se não, por quê? Se sim, estes requisitos atendem todas as necessidades da sua empresa?


Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Reavalie o seu projeto no que se refere à implantação dos recursos de simulações. Estou explorando todos os recursos ofertados? Eu sei quais são esses recursos? Estou incluindo as possibilidades de uso direto do banco de dados e do ambiente de teste para as simulações?


Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) O processo de melhorias contínuas do ERP inclui a verificação constante das necessidades de simulações nas operações comparado aos recursos disponíveis no ERP?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP